top of page

Você já teve ou tem um mal chefe? Conheça os estilos de liderança e nunca seja um


Quem um dia não passou pela experiência do “chefe”? Alguém sem noção “nenhuma” de liderança, focada em números para vender o seu peixe, sugando da sua equipe até a alma?


Aquele ser que junto a equipe aposta na falsidade e tapinha nos ombros, escolhendo colocar pressão, deixando o funcionário sempre com a impressão do tipo: Eu não concordo, mas caso não obedeça, ele(a) pode me ferrar ou, será que o que estou fazendo certo o meu trabalho, tudo que eu desejo é um feedback claro...


Muitas empresas engessadas no tempo e com cultura fraca, apostam ainda neste tipo de “chefe”, pois ele(a) apresenta números significativos. Não costumam ter ombridade (mesmo dando custos para empresa, devido aos funcionários ausentes devido a depressão, entre outros desequilíbrios emocionais).


Em casos extremos trata o funcionário como um degrau para o seu crescimento e o seu superior como um Deus, estendendo o tapete vermelho antes de apresentar os números da sua “gestão”, mas ao passar pela sua equipe no início da manhã, esquece de dar um simples bom dia. Deseja brilhar e subir junto com seu ego ao topo solitário da montanha da realização pessoal (e depois fica lá sozinho).


Eu já passei por esta situação e caso você não tenha passado, do fundo do meu coração, não te desejo isso.


Caso você esteja na posição de líder ou esteja no caminho para assumir esta posição, é muito importante ler o que segue abaixo. Apresento os principais estilos de liderança. Cada um deve ser estudado a fundo, pois dependendo do perfil da equipe e momento da empresa, cada estilo deve estar no seu leque de conhecimento (com certeza vai se identificar profundamente com algum):


Estilo de liderança visionário:


Como ele repercute? Ele impele as pessoas rumo a sonhos compartilhados.


Qual o impacto no clima organizacional? Muito positivo, pois gera uma visão em comum entre os envolvidos e uma integração de ideias, com grande participação da equipe. Ajuda no processo da visão em conjunto. O padrão de sucesso fica claro a todos(as), assim como as recompensas.


Quando é apropriado utilizar? Quando a empresa precisa de uma visão nova, ou quando é necessário ter um rumo claro entre os envolvidos na operação. Uma visão em comum.




Estilo de liderança Coaching:


Como ele repercute? Conecta o que a pessoa quer com as metas da equipe. Conhece a fundo o perfil do seu funcionário.